Oportunizar o rápido acesso a recursos pedagógicos disponíveis na internet que possibilitem sanar possíveis dificuldades de aprendizagens na leitura, compartilhar sugestões sobre diferentes gêneros textuais nas séries iniciais.
Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de "características sociocomunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero.
Muitas dicas boas sobre Leitura e escrita podem ser encontradas neste link : http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/generos-como-usar-488395.shtml?page=0
Nome: Silvia Haussen Garcia.
Formação: Pedagogia Administração Escolar; pós-graduação em Supervisão Escolar.
Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Profissão: Professora.
Local de trabalho: E. E. E. F. Prof. José Pedro Garcia e E. E. E. F. Ruy Ramos.
Cidade: Piratini.
Tutora a distância pela UFPEL, no curso de Educação do Campo, atuando no Pólo de Hulha Negra.
Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de "características sociocomunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero.
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